Meu Perfil
BRASIL, Sudeste, MOCOCA, JARDIM SANTA CLARA, Homem, de 46 a 55 anos, Portuguese, English, Arte e cultura, Livros, Natureza,Fotografia,Praia
MSN -



Histórico


    Votação
     Dê uma nota para meu blog


     
    OFICINA DE TEXTOS E CONTEXTOS


    REDAÇÃO

    A redação a seguir foi desenvolvida através do tema proposto -

    "O LIQUIDO MAIS PRECIOSO, RENOVÁVEL, MAS LIMITADO".

    publicado neste blog em 21 de agosto de 2011.

    O título abaixo apresentado "BASTA CUIDAR", foi escrito pela aluna Thaís Salatiel da 2ª série do Ensino Médio da

    E.E. "Pe. Donizetti Tavares de Lima" - Tambaú-SP. e com autorização da mesma ficará aqui reproduzida como um trabalho bem

    escrito e que merece destaque.

     

    TÍTULO: "BASTA CUIDAR"

                  "A QUANTIDADE DE PROBLEMAS AMBIENTAIS ENFRENTADOS PELO PLANETA TERRA É MUITO GRANDE. DENTRE ELES,DESTACA-SE A QUESTÃO DA ESCASSEZ DE ÁGUA, ESSE LÍQUIDO TÃO PRECIOSO E INDISPENSÁVEL À SOBREVIVÊNCIA HUMANA.

                  É COMPROVADO POR ESPECIALISTAS QUE A ÁGUA DO MUNDO NÃO VAI ACABAR,  POIS 70% DO PLANETA É COMPOSTO POR ELA, ESTA QUE POR SUA VEZ, RENOVA-SE NUM CICLO SEM FIM. PORÉM, O MAU GERENCIAMENTO DESSE RECURSO NATURAL FARÁ DA ÁGUA UM BEM ESCASSO.

                  O HOMEM, CADA VEZ MAIS DEIXA DE SE IMPORTAR COM O QUE A NATUREZA LHE OFERECE E BUSCA CONQUISTAR AS COISAS POR MÉRITO PRÓPRIO, ESQUECENDO-SE QUE AS CONSEQUÊNCIAS DOS SEUS ATOS VÃO APARECER, OU MELHOR, JÁ COMEÇARAM A APARECER E ACABAM ATINGINDO O PRÓPRIO SER HUMANO.

                  CONTUDO, AINDA HÁ TEMPO DE RESGATAR O QUE SE PERDEU: A CONSCIÊNCIA DE QUE TUDO NA NATUREZA FOI CRIADO PARA O BEM HUMANO. ENTRETANTO, SE NÃO FOR BEM CUIDADO PODERÁ TER GRAVES CONSEQUÊNCIAS. SABER CUIDAR DA ÁGUA É UMA OBRIGAÇÃO, AFINAL SE ESSE RECURSO ACABAR, NADA MAIS EXISTIRÁ."

     

     

     

     

     

     



    Escrito por Prof. Luiz César Frade às 10h24
    [] [envie esta mensagem] [ ]



    ÁGUA-TEMA POLÊMICO

    TEMA: O LÍQUIDO MAIS PRECIOSO, RENOVÁVEL, MAS LIMITADO.

     

    Hoje, podemos dizer que o planeta já enfrenta uma crise de água. Isso não significa que a água da Terra esteja chegando ao fim, O volume que circula por mares, rios e lagos, mais o que é guardado nos depósitos subterrâneos, como gelo nas calotas polares ou como umidade da atmosfera, não varia. Está em eterno processo de reciclagem natural: evapora, desaba como chuva, escorre para o fundo da terra e retorna para a superfície, de onde volta a evaporar, num ciclo perpétuo. Por isso a água é um recurso renovável. Afora uma pequena parcela trazida do espaço sideral por cometas que eventualmente se chocaram com a Terra, a água que hoje usamos para matar a sede e para o banho é composta das mesmas moléculas que formaram os mares e, que nadaram os primeiros peixes, o gelo que recobriu o planeta nas eras glaciais e a chuva que molhou os dinossauros. No entanto, um recurso renovável não se mantém, necessariamente, inesgotável e de boa qualidade todo o tempo. Tudo depende do equilíbrio entre a renovação e o consumo. Fatores naturais limitam o volume de água disponível para a espécie humana. Muitos povos vivem em zonas áridas, e mesmo regiões com bons recursos híbridos passam por secas que afetam os mananciais. Isso sempre foi assim. A diferença, na situação atual, é que enfrentamos uma ameaça de escassez crônica de proporções globais cuja grande causa são as atividades humanas. O consumo crescente e do desperdício, a contaminação dos mananciais e as alterações climáticas desequilibram a relação entre a oferta e a demanda de água potável. A crise da água  é menos uma questão de escassez real, e mais de mau gerenciamento do uso desse recurso. A falta de água põe em risco não só a saúde humana como também o desenvolvimento socioeconômico e o bem-estar de toda a sociedade.

    Fonte: Guia do Estudante/2011

     

     

     

    Com o tema acima desenvolva um texto com quatro parágrafos:

    1º Parágrafo - Introdução

    2º e 3º Parágrafos -  Desenvolvimento

    4º Parágrafo - conclusão

     

     

    **Não se esqueça de que todas as dicas e regras estão neste Blog.

                             

     

     



    Escrito por Prof. Luiz César Frade às 16h17
    [] [envie esta mensagem] [ ]




    [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]