Meu Perfil
BRASIL, Sudeste, MOCOCA, JARDIM SANTA CLARA, Homem, de 46 a 55 anos, Portuguese, English, Arte e cultura, Livros, Natureza,Fotografia,Praia
MSN -



Histórico


    Votação
     Dê uma nota para meu blog


     
    OFICINA DE TEXTOS E CONTEXTOS


    LETRAS E APONTAMENTOS

     

    LETRAS E APONTAMENTOS( www.letraseapontamentos-proffrade.blogspot.com)

    O objetivo do site Letras e Apontamentos é trazer como conteúdo principal diversas unidades didáticas e paradidáticas com apêndices de avalição.
    Está dirigido ao alunado como fonte de informação e aprimoramento de uma aprendizagem capacitada de língua portuguesa voltada gramaticalmente para os estudos e métodos relacionados com a forma correta da escrita.

    ESPERO SUA VISITA, POIS VOCÊ PODERÁ TIRAR TAMBÉM MUITAS DÚVIDAS E COMPLEMENTARÁ SEUS CONHECIMENTOS, E O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA SERÁ MUITO MELHOR. OBRIGADO,

    PROFESSOR LUIZ CÉSAR FRADE



    Escrito por Prof. Luiz César Frade às 11h02
    [] [envie esta mensagem] [ ]



    COMO COMEÇAR UMA NARRATIVA

     

    COMO COMEÇAR UMA NARRATIVA

    A NARRATIVA É UMA FORMA DE ARTE MEIO INVISÍVEL, PORQUE SEMPRE APARECE MISTURADA COM OUTRAS. ESTÁ EM FILMES, PEÇAS DE TEATRO, ÓPERAS, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, POEMAS, VIDEOGAMES, ROMANCES, CANÇÕES, BALÉ - SEMPRE QUE CADA UM DELES CONTA UMA HISTÓRIA. ELA NÃO É NECESSARIAMENTE FEITA DE PALAVRAS OU DE IMAGENS OU DE GESTOS. É FEITA DE AGENTES E AÇÕES, OU SEJA, PERSONAGENS E ACONTECIMENTOS.

    HÁ ALGO EM COMUM ENTRE O ROMANCE VIDAS SECAS DE GRACILIANO RAMOS E O FILME VIDAS SECAS DE NELSON PEREIRA DOS SANTOS. POR MAIS DIFERENTES QUE SEJAM EM MATÉRIA PRIMA ( UM ROMANCE É FEITO DE SINAIS GRÁFICOS EM FOLHAS DE PAPEL, E UM FILME DE IMAGENS LIMINOSAS EM MOVIMENTO, SONORIZADAS), EXISTE ALI UMA SUCESSÃO DE EVENTOS QUE É RECONHECÍVELMENTE A MESMA NAS DUAS OBRAS. A NARRATIVA NUNCA É EXATAMENTE A MESMA QUANDO MUDA DE MEIO DE EXPRESSÃO,MAS SEMPRE ESTÁ LÁ.

    BOA HISTÓRIA

    EPISÓDIOS DE UMA HISTÓRIA SÃO COMO PALAVRAS: DE NADA VALEM SE NÃO ESTIVEREM NA ORDEM CERTA. CONTAR UMA HISTÓRIA NOS OBRIGA MUITAS VEZES A FAZER UM MOVIMENTO CIOMO O DE UMA CÂMERA QUE MOSTRA UMA PINTURA A PARTIR DE UM DETALHE INICIAL.NÃO SE DEVE, NA VERDADE NUNCA SE PODE, DIZER TUDO DE UMA VEZ SÓ. TEM DE DIZER AOS POUCOS, E PARA ISTO A SECESSÃO CERTA DE DETALHES É FUNDAMENTAL.

    Revista Língua Portuguesa-FNDE-



    Escrito por Prof. Luiz César Frade às 09h43
    [] [envie esta mensagem] [ ]



    LISTA VESTIBULAR 2012

    A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgam a lista das obras literárias obrigatórias para o vestibular 2012

    CONFIRA A LISTA ABAIXO:

    -As Cidades e as Serras (Eça de Queiroz),

    - Antologia Poética (Vinícius de Moraes),

    -O Auto da Barca do Inferno (Gil Vicente),

    - Capitães da Areia (Jorge Amado),

    -Dom Casmurro (Machado de Assis),

    - Iracema (José de Alencar),

    -Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida),

     -O Cortiço (Aloízio de Azevedo)

    -Vidas Secas (Graciliano Ramos).

    O vestibulando deve demonstrar "conhecimento das obras representativas dos diferentes períodos das literaturas brasileira e portuguesa. O conhecimento desse repertório implica a capacidade de analisar e interpretar os textos, reconhecendo seus diferentes gêneros e modalidades, bem como seus elementos de composição, tanto aqueles próprios da prosa quanto os da poesia. Implica também a capacidade de relacionar os textos com o conjunto da obra em que se insere, com outros textos, bem como o seu contexto histórico e cultural."


     



    Escrito por Prof. Luiz César Frade às 08h39
    [] [envie esta mensagem] [ ]




    [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]